Skip to content

Dia Nacional do Livro

outubro 29, 2010

Para o dia Nacional do livro o meu conterrâneo style-a-holic me inspirou em fazer um post sobre um dos meus livros preferidos – Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Originalmente intitulado como “Fisrt Impressions”, Pride and Prejudice foi terminado em 1797, mas foi publicado em 1813 e consolidaria o nome de Jane Austen como um dos grandes nomes da literatura Ingleza.

Austen tinha uma visão extremamente crítica e inteligênte da sociedade em que vivia. Com um leve sarcasmo e um preciosismo liguístico sem igual, analisava as pessoas à sua volta. Orgulho e Preconceito conta a história de Elizabeth Bennet, uma das cinco irmãs que viviam em uma casa de campo de renda média e cuja mãe faz de tudo para planejar seus casamentos. Liz conhece Mr. Darcy em um baile, e sua primeira impressão é a de um homem terrível. No entanto, no desenrolar da história o orgulho que têm são substituídos pela paixão que nasce entre campos, bailes e castelos na Inglaterra do século XVIII.

Os romances de Jane Austen inspiraram milhares de escritores ao redor do mundo e suas obras já foram transpostas ao cinema diversas vezes. O filme mais famoso no entanto é Orgulho e Preconceito (2005). A fotografia é simplesmente de cair o queixo, as atuações medianas, mas isso é irrelevante tendo em vista que a estética do filme, e podemos considerar o figurino como um importante elemento, se sobressai em toda a narrativa. Confiram alguns stills do filme:

Esse clima Lorde Inglês foi mostrado também em diversos desfiles pelo mundo. Selecionei três que podem servir de ispiração nem que seja para o Halloween que tá chegando:

Alexander McQueen, Hardy Amies e João Pimenta

Realeza minimalista. Me inspirei com o Alex E. no Lookbook.nu:

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: