Skip to content

Filmes Noir

maio 20, 2010

O gênero Noir se desenvolveu durante e após a II Guerra Mundial. Em contexto de cinismo e ansiedade, tinham quase sempre o anti-herói na figura do detetive particular: solitário, frequentador de becos escuros, hotéis decadentes e boates de mau gosto.

O termo foi empregado pela primeira vez por críticos franceses a esses dramas americanos, em preto-e-branco e sombrios. Dessa forma lê-se “Noar“. Eram inspirados em histórias de crimes de James M. Cain, Raymond Chandler e Dshiell Hammet, dos quais muitos foram co-roteiristas.

Havia também a figura da loira sedutora, que procurava o detetive com ar de boa moça, mas acabava sendo sempre parte do problema. Destaca-se nessa época as atrizes Veronica Lake e Barbara Stanwyck.

A era clássica do estilo Noir terminou no início dos anos 50. No entanto, foram criados filmes isolados que se remetiam ao gênero, como “A Marca da Maldade” de Orson Welles, “Chinatown“, de Roman Polanski e “Los Angeles, cidade proibida” de Curtis Hanson.

Os figurinos eram também um ponto forte no gênero. Os anos 40, uma época marcada pela insegurança e total desconfiança, trouxe estilos fechados e sérios para os homens. A presença dos detetives, sempre com seus sobretudos e chapéus marcaram uma década. As mulheres, no entanto, colocavam vestidos mais justos, mostrando um pouco mais do decote, e encurtavam as saias. Dentro das bolsas, a arma se misturava à maquiagem.

Acima, Still do filme O Falcão Maltês (1941). Abaixo, Stills dos filmes:, Pacto de Sangue (1944), Anjo ou Demônio (1945), À Beira do Abismo (1946), A Marca da Maldade (1958), Chinatown (1974) e Los Angeles, cidade proibida (1997).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: