Skip to content

Cesar Gananian

abril 25, 2010

O cineasta Cesar Gananian, em parceria com a estilista Ana Lisboa,vem produzindo vídeos conceituais de moda e desing. Seu trabalho tem uma beleza estética forte e uma concepção extraordinária. Em entrevista concedida ao Moda e Cinema FOR MEN, Cesar nos fala das influências que o levaram a seguir a carreira cinematográfica, a importancia dos figurinos nos filmes, além dos seus últimos trabalhos e seus futuros projetos.

Confiram abaixo dois vídeos conceituais de moda do diretor: Chroma e Sonho:

Video Editorial de moda Verao 2010
Fashion Video Look Summer 2010
Director : Cesar Gananian
Fashion Design : Ana Lisboa , Leia Stevanatto , Mariana Jungmann
FX: Polenga (j.R.)
Photo: Luanna Campos
Model: Gisele Becher
Music: Hans Otte

São Paulo Fashion Week Summer 2010
Fashion Video
Style By Ana Lisboa, Ivi Maiga Bugrimenko, Izabela Starling, Juliana Coneglian, Mariana Jungmann.
Directed By Cesar Gananian
Cinematography By Rodrigo Pessoa
Film Editing By Bruno Mazzili
Model: Luana Dachery


ENTREVISTA:

Cesar Gananian é formado em Cinema pela Faculdade FAAP em São Paulo e tem especialização em direção cinematográfica pela Escuela de Cine y Television Septima Ars em Madrid. Já dirigiu mais de seis curta metragens tanto no Brasil quanto na Espanha participando de diversos festivais brasileiros e internacionais. Ganhou o prêmio de melhor documentário com o filme “Irmãos de Rim” em Fortaleza, além da Menção Especial do Juri em Buenos Aires com o filme “Primal“. Abaixo segue a entrevista com o Cesar. Ele também mandou videos de filmes que foram fundamentais na sua formação como cineasta.

1- O que te motivou a fazer cinema? Teve alguma influência ou era apenas cinefilía mesmo?

Cesar – Sempre gostei de desenhar e durante toda minha infância  era no papel que eu criava mundos, personagens , cores. Um dia, durante minha adolescência ,chegou em casa uma câmera VHS . Assim, abandonei o lápis e comecei a depositar toda a minha energia filmando curtas com meu irmão – o cineasta Gregorio Gananian – utilizando todas as roupas e brinquedos que tínhamos.

E assim como Mélies, o que mais nos fascinava nessas produções era a trucagem cinematográfica. A ilusão. Tanto que o nosso primeiro filme se chamou “O Mágico” .

2- Para você, qual a importância do figurino na produção e contexto dos filmes?

Cesar – Quando se constrói um filme, todos os  elementos que o espectador vê e ouve  são fundamentais.  O cinema é a arte das aparências . O figurino é a forma e a cor do único elemento que tem vida na tela: o personagem.

Muitos atores só conseguem encontrar o personagem depois de estarem produzidos, mascarados.

Vemos na historia do cinema uma multidão de personagens que se transformaram em ícones por estarem ligados diretamente a seus figurinos.

Na composição do quadro o figurino  destaca ou esconde . Na construção de uma narrativa , o figurino pode trazer o tom e até a melodia de uma cena.

Por isso acho que se o figurino  de um filme se prender demais ao naturalismo , muitas ideias terão que ser desperdiçadas .

3- Você costuma dar muito palpite na hora de escolher o figurino ou confia na produção dos figurinistas?

Cesar – Sempre confio em quem trabalha comigo. O que tento é trazer conceitos , revelar o que busco com o filme . Fazer com que toda a equipe visualize o mesmo filme.

E a partir dai, ser surpreendido com a ideia de cada um que está trabalhando no filme. Tive a sorte de trabalhar com figurinistas geniais como Ana Lisboa, Alice Ursini , Maite Chasserraux e Mariana Degani.

4- Como surgiu a idéia de fazer vídeos conceituais de moda?

Cesar – Foi com a Ana Lisboa, minha namorada e estilista.  Fiz dois vídeos conceituais de coleções dela : Sonho e Chroma.

Fazer os vídeos de certa forma foi fácil, porque a Ana  sempre teve uma forte influencia do cinema em seu processo criativo. Então tudo funcionava muito bem quando eu ligava a câmera.

No momento estou expandido o campo e finalizando um video conceitual de design de jóias .  Estou muito satisfeito com resultado. Logo vamos lançar na internet.

5- O que esses trabalhos têm acrescentado na sua carreira como cineasta?

Cesar – O trabalho de video conceitual de moda  impõe a experimentação, diferente de filmes publicitários que não podem arriscar pois precisam ficar no lugar comum para terem uma aceitação rápida e prática.

Na internet o filme publicitário não tem a mesma força que na televisão. Os internautas buscam nos labirintos virtuais algo que lhes surpreenda e  a moda, tem como principio inovar e é isso que me acrescenta em meu desenvolvimento como cineasta. O importante é buscar coleções que tenham conceito, estudo por trás. É isso que faz os vídeos funcionarem.

6- Você acredita que a presença de um forte estilista como Tom Ford na indústria cinematográfica motivará outros a seguir o mesmo caminho?

Cesar – Acredito que cada vez mais teremos mais estilistas cineastas, atores desenhistas , cantores designers… A criação  é multimidia. Todas as linguagens estão se encontrando e se fundindo. E isso só acrescenta a cultura da humanidade.

7- Quais são seus futuros projetos?

Cesar: 1-Estou escrevendo meu primeiro longa-metragem. O que posso dizer por enquanto  é que será uma  alucinante viajem plástica e improvável.

2- Produzir mais videos conceituais de moda e design. Sempre buscando trabalhar com estilistas legais e ousados.

3-Continuar escrevendo meu blog .

4-Estudar, ler, ver e ouvir.

__________________________________________________
O Site do Cesar é o: http://cesargananian.com/
Lá tem trailer de alguns filmes e como entrar em contato com ele.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: