Skip to content

A Single Man

abril 2, 2010

Como seria um filme dirigido por Edith Head? “Ladrão de Casaca” talvez tenha chegado perto, pois era seu filme preferido. De fato, ele tem cenas fantásticas. E como seria um filme dirigido por Coco Chanel? Talvez um filme dramático como “Ana Karenina” ou “A Carne e o Diabo” em que ela se divertiria vestindo a exuberante Greta Garbo. E um filme dirigido por Tom Ford? Finalmente aconteceu! Um dos maiores representantes da moda atual produziu e dirigiu um filme.

A Single Man” conta a história de George, um professor de inglês solitário, homossexual,que perde seu companheiro após um acidente de carro. O cenário é a sociedade classe média alta dos anos 60. Uma geração conturbada pelas constantes desconfianças de um ataque comunista e cansada da “perfeição familiar” dos anos 50.

Ford consegue tornar cada fotograma um editorial de moda. De cada cena poderíamos fazer um quadro. De fato, é um filme estético!

Ford brinca com a fotografia. Desfoca as cores em momentos monotonos para o personagem de Colin Firth e torna viva as cores das cenas em que há beleza para George.

Medo, preconceito, tristeza, nostalgia… quem não sente? Isso se torna mais evidente em momentos de dor! Essa é uma questão retratado por Ford com uma sensibilidade mega trabalhada na estética. É uma pena  muitos críticos não terem notado o brilhantismo do estilista ao fazer um filme em que os sentimentos são como a moda: efêmeros, as vezes belos, as vezes feios, mas sempre interessantes de assistir.

Se Colin Firth tranpõe o que era um homem sozinho naquela época, Julianne Moore é quase tão bela quanto Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo“: alccoólatra, cética, sozinha. Ela interpreta Charley, melhor amiga de George, que ainda tem um sentimento forte por ele. Já Nicholas Hoult, mostra a filosofia juvenil daqueles anos, inspirados em Kafka, Nietzsche eles colocariam isso em prática nas revoltas estudantis. Hoult faz Kenny, “curioso” estudante de George. Enfim, O filme é um grande retrato da sociedade americana dos anos 60. Capote, James Dean, Psycho


Ford fez de seu filme uma passarela: os modelos eram os atores que trajavam suas cenas,  sua máquina de costura? sua câmera!

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. abril 2, 2010 11:00 pm

    Nossa tô chocado com as imagens que você postou, são lindos os still dos filme. Acho que vou ao Estação Botafogo amanhã ver o filme. Valeu a dica!

  2. abril 3, 2010 12:02 am

    Assista sim… analisa o filme como uma pintura, eu sei q pra vc não vai ser mt dificil, rsrs. Brigadão pelos coments! =)

Trackbacks

  1. 5 Posts Legais do Moda e Cinema « Moda e Cinema FOR MEN
  2. 3 Stylish Trailers « Moda e Cinema FOR MEN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: